terça-feira, 16 de setembro de 2008

15/09

Na minha opinião 15 de setembro deveria ser feriado. Por quê? Porque neste dia eu comemoro o aniversário de duas 'paixões' minhas. Cá estão elas:

-Agatha Christie: em 15 de setembro de 1890 em Torquay, Inglaterra, nascia a 'rainha do crime'. Para quem não conhece Agatha Christie é (ou era) uma escritora de histórias policiais. Seus livros venderam mais de um bilhão de cópias em inglês e mais um bilhão em outras línguas. Ela é autora de 80 romances policiais, 19 peças de teatro e 6 romances sob o pseudônimo de 'Mary Westmacott'. Entre os diversos personagens que criou, destacam-se o detetive particular belga Hercule Poirot e a simpática Miss Marple. Em 1971 Agatha tornou-se Dama da Ordem do Império Britânico. Tenho o prazer de dizer que já li cerca de 20 çivros dela, ou mais, por isso aproveito para sugerir alguns: 'O assassinato de Roger Ackroyd', 'Assassinato no Expresso Oriente', 'Morte no Nilo', 'Encontro com a Morte', 'A Mansão Hollow' (na minha opinião um dos melhores, se não o melhor), 'A Aventura do Pudim de Natal', 'Noite das Bruxas', 'A Extravagância do Morto', entre tantos outros...

Em 12 de janeiro de 1976, aos 85 anos, Agatha Christie morreu de causas naturais em sua residência. Ela está enterrada no Cemitério da Paróquia de St. Mary, em Cholsey, Oxon. (Pesquisa em: http://www.wikipedia.org/)



-Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense: nesse mesmo dia, 15/09, em 1903, num hotel no centro de Porto Alegre, 32 rapazes fundaram o clube que hoje possui a maior torcida do estado do Rio Grande do Sul (perdoem-me os colorados, mas esta é a verdade). Não vou entrar em grandes detalhes pois é uma história um pouco comprida e eu com certeza a aumentaria com minhas observações. Desde sua fundação o amado tricolor gaúcho conquistou: 1 mundial, 1 vice-mundial, 2 libertadores, 2 vice-libertadores, 2 Brasileiros, 1 Brasileiro Série B (e com orgulho), 4 Copas do Brasil e diversos títulos regionais. Durante toda sua história o Grêmio conquistou vitórias incríveis, recebendo por isso o carinhoso apelido de 'imortal tricolor'. A mais recente dessas vitórias aconteceu em 25/11/2005, quando o tricolor ganhou a final da Série B diante do Náutico, em Recife, por 1x0. Seria uma vitória normal se o tricolor não tivesse tido 2 pênaltis contra e 4 jogadores expulsos, sendo que o último pênalti ocorreu nos últimos minutos e foi defendido pelo goleiro Galatto e, 71 segundos depois, Anderson, com a camisa 17, fez o gol da vitória. Essa história foi contada em 2 DVDs ('Inacreditável', contada por tocedores, e 'A Batalha dos Aflitos', contada pelos jogadores) e em 1 livro ('71 segundos, o jogo de uma vida' do jornalista Luiz Zini Pires). Vida longa ao meu amado tricolor e que as gloriosas cores azul, preto e branco sejam eternas...

Estas são as razões para 15 de setembro ser um dia tão especial para mim... Espero que compartilhem de minha felicidade neste dia...

:D

2 comentários:

Donna Mélis disse...

Ághata tudo bem. Compartilho essa felicidade. Agora grêmio? Nããão.
aheuiaheiuhaeiu
Teu blog tá mto show.

Aninha Seerig disse...

Ahh, que decepção Mel... Tu, uma pessoa tão inteligente, é colorada??? Que tristeza... Mas nem tudo está perdido, tu ao menos gosta de Agatha Christie...