quinta-feira, 30 de outubro de 2008

As raízes desse tal de Rock and Roll *

No início da década de 50, a América se recuperava da ressaca do período pós-guerra. O cenário parcia promissor: o poder aquisitivo do norte-americano melhorava a cada dia e despontava a chamad geração do consumo, para quem tudo era novidade e inspirava prazer. Seus pais ouviam canções românticas de Dean Martin e orquestras como a de Glenn Miller, mas, definitivamente não era isso que os jovens queriam ouvir. Dessa insatisfação surgiu o ritmo batizado de 'rock and roll', que expressava a excitação dessa nova geração.
______________________________________

A Receita do Rock and Roll


Na sua forma mais pura, o rock é composto de três a quatro acordes, uma batida forte e contínua e uma melodia pegajosa. As raízes do rock and roll provêm de fontes variadas: o blues tradicional, o rhythm & blues (R&B) e a música country. Adicione também o gospel , o pop tradicional, o jazz, o boogie-woogie e o folk. E misture uma estrutura ao estilo blues, que torna a canção rápida, dançante e atraente.

____________________________________


O rock and roll teve seu modelo criado pela primeira geração de rockers: Chuck Berry, Elvis Presley, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Bo Diddley, Bill Haley, Gene Vincent, The Everly Brothers, Carl Perkins, entre outros. Nas décadas seguintes um grande número de artistas foi recriando e redefinindo esse som. Da invasão inglesa, folk-rock e psicodelia ao hard rock, heavy metal, glam rock e punk, diversos subgêneros foram surgindo, muitos deles ainda conservando em sua concepção musical as raízes das décadas de 50 e 60. A forma de execução foi mudando, mas a essência continuava a mesma.


_______________________________________



*Texto extraído da página 12 do livro "Almanaque do Rock" de Kid Vinil, músico, jornalista e radialista. Blog do autor:http://kidvinil.blogspot.com/. Editora do livro: Ediouro
_____________________
Fotos (de cima pra baixo):
1° Bill Haley
2° Chuck Berry
3° Elvis Presley

Um comentário:

Donna Mélis disse...

Ana! Amei o novo layout, mudou rápido, hein!? Mas esse ficou tua cara, tudo azul.
Bjoo, bom findi =D