quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O que é mudar?

Outro dia umas amigas vieram me dizer "A fulana mudou muito com nós..." Não é a primeira nem a última vez que escuto isso. Mas parei para pensar: será que ela mudou? Porém não obtive nenhuma resposta exata. Quero dizer, talvez essa guria da qual me falaram tenha mudado, mas quem não muda? Todos nós mudamos, é natural. Mas e porquê a mudança causa conflitos algumas vezes e em outras não? Bem, isso eu não posso responder ao certo, mas tenho minhas teses.
Há duas hipóteses (ao meu ver) para uma mudança sem conflito, são elas:
- As pessoas mudam juntas e acabam por não perceber ou ignorarem tal mudança. Usando a expressão 'mudam juntas' eu quero dizer que as pessoas amadurecem juntas, mantêm as mesmas opiniões. Deu pra entender? Acho que não, mas vamos para a segunda hipótese.
- As pessoas aceitam a mudança do outro como natural, percebem que a fase pela qual a pessoa está passando é outra, respeitam essa mudança sem problema nenhum. Quer dizer, são fases certo? Num momento a pessoa pensa numa coisa e depois em outra e acaba não percebendo que está tratando os amigos de maneira diferente, então pra quê culpa-la?
Já minha hipótese para a mudança com conflito é a seguinte:
- As pessoas notam apenas a mudança nos outros, acabam não percebendo que também sofreram mudanças, querendo elas ou não.
Mas não quero defender ninguém, claro que tem aquelas pessoas que mudam da água pro vinho, propositalmente, pensando apenas em si mesma e querendo tirar vantagem de alguma situação. Minha única intenção é mostrar que muitas vezes as pessoas podem mudar sem nem mesmo perceber, não mudanças drásticas, mas algumas pequenas mudanças em suas atitudes e opiniões. Mudanças positivas, mudanças que ajudam no amadurecimento... Portanto se tu está chateado com a atitude de alguém, alguém que lhe deixou um pouco de lado ou então que agora tem uma opinião diferente, desculpe esse alguém, ele não fez por mal, pelo contrário. E não esqueça, antes de julgar aos outros, analise-se. No que eu mudei? Como eu deixei de gostar daquilo pra gostar disso? Por que agora eu suporto tal coisa? Pergunte-se e verá que teus amigos não foram os únicos a mudar...

Um comentário:

Donna Mélis disse...

Mudar. isso é complicado, mas eu concordo com algumas das tuas teorias!
E brigada!! Muito mais tempo de alguma coisa a mais pra 'mim' ler! heahuehauieh

Bjoo