segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

26/01

Há exatos 41 anos nascia, em Porto Alegre, um dos maiores músicos do Brasil: Flávio Basso. Ele fez parte das duas bandas mais importantes do rock gaúcho dos anos 80: TNT e Os Cascavelletes. Basso, junto com Nei Van Sória, deixou o TNT antes do lançamento do 1° disco por um desentendimento musical com Charles Master, e então ele e Nei fundaram Os Cascavelletes, que tocava 'pornôrock'.

Apesar das letras sexuais, a banda não só fez sucesso nacional como também entrou para a história do rock regional e até hoje influencia bandas. A apresentação da banda no extinto 'Clube da Criança', programa da Angélica, é até hoje lembrado por fãs, existindo até vídeo no YouTube:



A apresentação é histórica não só por uma música chamada 'Eu quis comer você' ser tocada em um programa infantil, mas também pelo diálogo entre Flávio (vocalista da banda) e a apresentadora Angélica, em que muitos encontram segundas intenções.

Mas não é só pela ousadia que o grupo ficou conhecido, o maior sucesso da banda é 'Sob um céu de blues', que se tornou um clássico do rock gaúcho e que até hoje toca nas rádios. A banda terminou em 1992, retornando para um único show na FIERGS, em 2007, na comemoração dos 10 anos da Pop Rock.
(A imagem tábem ruinzinha, mas o que vale é que é o clipe original!)



Atualmente Flávio segue carreira solo com o pseudônimo de 'Júpiter Maçã' no Brasil e 'Jupiter Apple' no exterior. Seu primeiro CD em carreira solo foi 'A sétima efervecência', que foi considerado um grande sucesso psicodélico. A discografia de Júpiter segue com 3 CDs em inglês, como Apple, voltando a se tornar Maçã só em 2008, com o CD 'Uma tarde na fruteira' com músicas como : Beatle George, Síndrome de pânico e A marchinha psicótica de doutor Soup.

Vou encerrar esse post com o clip da música 'A marchinha psicótica do doutor Soup', uma das minha favoritas. Mas antes disso: Feliz aniversário Flávio Basso, ou melhor, Júpiter Maçã/Apple!



_______________________
Links interessantes:

Um comentário:

Donna Mélis disse...

tá bom, tá bom... qtoo?
aheuhiehaiueha
bjo