domingo, 15 de fevereiro de 2009

O poderoso chefão - Mario Puzo

É um livro incrível, muito bem escrito e com uma história que nos prende. O livro deu origem a trilogia cinematográfica e devo dizer que nunca vi um filme tão fiel ao livro, apesar de a história do 3° filme não aparecer no livro.

Para quem não conhece, o livro de Mario Puzo conta a história da máfia nos Estados Unidos, tendo como personagens principais os membros da Família Corleone, liderada por Don Vito Corleone, carinhosamente chamado de 'padrinho' pelos amigos.

O livro conta toda a história de Vito Corleone: sua infância, o começo da poderosa 'Família Corleone' e todos os desafios por qual ele passa para proteger sua própria família e impedir que a força dos Corleone entre em declíneo.

Teve um época no ano em que passou na qual eu anotava os trechos que mais gostei de cada livro que li, e aqui está um do livro de Mario Puzo, onde Michael, filho mais novo de Don Corleone, fala com sua namorada sobre os 'negócios' do pai, espero que gostem:


"- E em que você acredita? - perguntou Kay calmamente.

Michael deu de ombros.

- Acredito em minha família. - respondeu - Acredito em você e na família que podemos ter. Não confio que a sociedade nos proteja, não tenho a intenção de colocar o meu destino na mãos de homens cuja única qualificação consiste em procurar convencer um grupo de pessoas a votar neles. Mas isso é por enquanto. A época de meu pai já passou. As coisas que ele fez não podem mais ser feitas, a menos que se corra um bocado de risco. Quer gostemos disso ou não, a Família Corleone tem de se juntar a essa sociedade. Mas quando o fizer, quero que nos juntemos a ela com grande parte do nosso próprio poder; isto é, dinheiro e propriedade de outros valores. Eu gostaria de garantir meus filhos tanto quanto possível antes que eles se juntem a esse destino geral."

(Trecho do capítulo 25 de "O Poderoso Chefão" de Mario Puzo)

3 comentários:

Déia ☼ disse...

Olá, peço que vá ao meu blog http://ideias-livrees.blogspot.com/ para pegar o selinho "Seu blog é ROXIE" que estou te presenteando!

Bjus♥

Bittencourt disse...

curiosamente, um dos trechos que eu mais gostei também!

Anônimo disse...

necessario verificar:)