quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ler é um vício

Isso é o que eu tenho a dizer. Vamos analisar tal afirmativa logicamente. O que é um vício? 'Mau hábito', é assim que o dicionário define vício. Há outras definições, mas talvez elas não sejam muito específicas. Bom, leitura não é um mau hábito, então talvez eu não seja uma pessoa viciada. Que alívio!!
Certo, certo, esqueçam esse primeiro parágrafo, não escrevi coisa com coisa. E faz tempo que eu faço isso. Não falo coisa com coisa, quero dizer. E era por isso que eu acho que sou uma viciada. Quer dizer, vício é tudo aquilo que tu faz exageradamente e, de algum modo, prejudica a tua vida. certo? Ou não?

Tá, deixa eu explicar tudo. Não, os livros não estão atrapalhando a minha vida, e sim meu psicológico. Tudo bem, eu devo estar parecendo louca. Na verdade eu sempre fui louca, mas agora principalmente. Tô enrolando, enrolando e não tô dizendo nada, certo? Desculpa. sério, desculpa, nem eu sei mais o que faço.

Vamos aos sintomas. Faz algum tempo, na verdade, que ando reparando o quanto os livros me tiram da realidade, às vezes leio por tanto tempo que perco a noção. Esse é um dos sintomas. Outro é que, em... deixa eu ver... em 10 dias, 10 DIAS, eu li 4 livros: dois de cerca de 100, 150 págionas, um deles eu li em 24h, ou outro em 3 dias; o terceiro livro tinha 285 páginas, ou quase isso, e eu li em... deixa eu ver... umas 5 horas (tá certo que eu tava vegetando no meio do mato, mas 5 horas??? eu podia ter ido jogar baralho com alguém...); e o último tinha quase 500 páginas e eu li em 3 dias. 3+3+1+1=8. Tive dois dias de intervalo, alguns livros eu nem cheguei a esperar muito tempo pra raciocinar antes de começar a ler outro. Sinceramente, acho que vou aproveitar minha atual velocidade pra ler e vou criar vergonha pra pegar 'O Senhor do Anéis' (é volume único o que eu tenho... assusta um pouco aquele livro grosso com letras miúdas...).

Putz, acabo de voltar de uma pequena interrupção que fiz enquanto escrevia esse texto. E acabo de perceber perdi totalmente a noção do tempo! Hoje já é 15 de abril, daqui 3 dias é aniversário de uma amiga minha e eu nem tinha me ligado que estava tão perto! E não é por não olhar os avisos do orkut. Além disso, desde ontem, terça-feira, tenho a impressão que é sexta-feira. Isso talvez não seja só culpa dos livros... Talvez os feriados seguidos tenham alguma relação.

Mas voltando aos meus sintomas , acho que o principal é a minha imaginação maluca. Eu ando enxergando mil e uma explicações pra tudo que enxergo. E outras mil e uma possibilidades de acontecimentos futuros. Sim, eu sei, é maluquice. O pior é que perco o controle sobre a minha mente, quando vejo lá estou eu imaginando o que iria acontecer se eu fizesse uma coisa totalmente maluca.

Caramba, esse texto tá realmente maluco, assim como todos os outros dos últimos tempos. É lamentável. Devo admitir que a qualidade dos meus posts decaiu muito... Pelo menos eu acho. Talvez seja melhor voltar a fazer posts sobre outras coisas e deixar os posts pessoais pra lá. É muito mais prático e interessante. Bom para todos.

Bom, quanto aos livros, no momento estou lendo outro, mas é de crônicas, do Fernando Sabino, então é mais prático, não tenho motivo pra ficar ansiosa pra ler... Não fico sem ler e também não fico lendo o dia todo... Boa solução, né? Quero ver o que farei depois de terminar de ler todas as crônicas...

Uau, esse post ficou totalmente maluco, né? Mais uma vez desculpa. Prometo que até minha saúde mental voltar ao normal eu só faço posts sobre música, livros, frases, e todo o resto de sempre... Nesse momentos malucos, nada melhor que ouvir Wander... É uma das poucas coisas que me acalma... Mas, mesmo ouvindo Wander, o texto ficou maluco... Me desculpem...


♫ Confusão na sua cabeça... e no coração ♫

8 comentários:

Felipe disse...

Le o Sillmarilion antes do sernhor dos aneis!

Keel Diniz disse...

'ler é um vício'... postar no blog também..uhauha
^^

Diego Maciel disse...

O problema de Senhor dos Anéis não é nem o tamanho, é mais a linguagem que é meio pesada. Ás vezes pode parecer meio monótono.

Mas como, pelo post, tu parece ser uma devoradora de livros, acho que não seria grande problema para você.

Parabéns pelo blog. Concordo que a postagem foi meio maluca, mas de alguma forma, prendeu minha atenção até o final. Então acho que isso é algo bom, né?

Vou adicionar nos meus favoritos.

Mr. Blue disse...

Feliz de você!!

tenho inveja do tempo que você tem pra isso, e claro, principalmente do prazer!

Queri dizer, eu gosto de ler, mas eu tenho preguiça, eu começo a ficar com sono, por isso eu leio pouco. Mas uma das maiores vontades da minha vida é conseguir essa marca: 4 livros em 10 dias...1 livro em 24h...ahh quisera eu conseguir ler assim...

mas td bm, eu vou treinando aqui...uma coisa que eu leio bastante é jornal, todas as manhãs...pelo menos isso né aheuauheua!

Erica Ferro disse...

"Ana - a devoradora de livros", em breve nos cinemas.

hahahahaha!

Adoooooro ler!
O post ficou meio maluco, sim, confesso.
Mas, como eu sou outra maluca, me identifiquei e gostei bastante dele.

:****

Bianca Peruchin disse...

uhauhahuhuahua, bom texto, Ana!

confesso que peguei o volume único do Senhor dos Anéis pra ler uma vez, mas empaquei na página 200 e poucos.. mas um dia ainda vou ler todo ele!

e nada mais normal do que tu ficar imaginando mil possibilidades para mil coisas, já que não dizem que os livros nos levam pra outro mundo?!?

beijão!

P disse...

Ah, ler é um dos melhores vícios que existem. Eu também fico paranoiando as vezes com as histórias, mas é super legal 'perder' (esse perder é um ganhar praticamente) a tarde inteira lendo! :D
beijo Ana

Alynne disse...

tu naum é a umica devorado de livros... eu tbm so.. eu confesso..
to adorando os teus posts...
hun.. qnd eu começo a ler um livro eu naum consigo mais parar.. e qnd naum tem mais nenhum livro pra ler eu leio todos o que eu tenho de novo...
é... o texto fiko realmente maluco.. mais eu gosteiii...
eu tenho vontade de ler o senhor dos aneis, mais alem de eu naum ter, eu nunk nem assisti aos filmes... mais ou criar vergonha na cara e vo alugar, ai eu vejo se compro os livros ou naum...
bjins