quarta-feira, 29 de abril de 2009

O grande mentecapto - Fernando Sabino

Outro dia eu pirei aqui dizendo que era uma viciada em livros, mas faz tempo que não posto nenhuma dica aqui. O último livro sobre o qual fiz um post foi 'O homem que calculava', de Malba Tahan, que publiquei há mais de um mês. A questão é que faço uma boa seleção do que sugerir aqui ou não, quer dizer, eu só posto aqui livros que possam ser interessantes para todos... É o caso, penso eu, de 'O grande mentecapto'.
O livro, como está escrito na Wikipédia, é uma espécie de 'Dom Quixote' brasileiro, relatando as 'aventuras e desventuras de Viramundo e de suas inenarráveis peregrinações' . Do mesmo modo que Erico Veríssimo colocou o Rio Grande do Sul como principal cenário da série 'O tempo e o vento', Fernando Sabino rodou toda a Minas Gerais contando a história de Geraldo Viramundo.

'O grande mentecapto', publicado em 1979, teve sua versão cinematográfica produzida em 1986, tendo no papel principal Diogo Vilela e sendo filmado em 8 cidades mineiras. O filme participou de vários festivais e foi indicado a vários prêmios.

Ainda não assisti o filme (e nem sei se conseguirei encontrar em alguma locadora pra alugar), mas posso garantir que o livro é muito bem escrito e ótimo de ler. Não vou arriscar fazer um resumo sobre o enredo do filme, vou indicar o de um site, para quem estiver interessado em maiores detalhes. Este aqui.

Espero que gostem da dica, é realmente um bom livro. Então, boa leitura!

3 comentários:

Felipe disse...

Hum... vou conferir, ja que fiz a besteira de ainda nao ter lido Don Quixote!

Beijos

Bianca Peruchin disse...

vou procurar sobre o livro ^^

e bahh, disculpa por não tá comentando teus posts, mas como muitos dizem por aí, o colégio tá comendo meu fígado! tô sem tempo pra nada! =/

beijoo

Erica Ferro disse...

Ai! Me interessei. =P

Amanhã vou ler mais sobre o livro. ^^

Sempre com ótimas dicas, né, Ana?

:**