segunda-feira, 25 de maio de 2009

E não sobrou nenhum (O caso dos dez negrinhos) - Agatha Christie

Primeiro deixa eu esclarecer o nome do livro. Antigamente, aqui no Brasil, o livro tinha sido publicado como 'O caso dos negrinhos' e ficou conhecido com tal título, mas as novas edições da história estão sob o título 'E não sobrou nenhum', tradução correta do título original em inglês 'And then there were none'.

Sempre que se ouve falar de Agatha Christie é citado 'O caso dos dez negrinhos', agora 'E não sobrou nenhum'. Eu, como fã incondicional da Agatha, me martirizava por ainda não ter lido esse. Numa viagem a Santa Maria, entra-se numa livraria, pra matar tempo, e lá está 'E não sobrou nenhum, antigamente publicado como O Caso dos Dez Negrinhos'. E, como o livro é bom e ainda não faz parte da nossa coleção familiar de cerca de 30 livros da Agatha, meu pai comprou o livro. Depois de ler os livros que tinha que ler, finalmente pude ler o livro.

E agora entendo porquê a história é tão comentada. Definitivamente é um dos melhores livros da Agatha, ficando lado a lado com livros como 'O Assassinato de Roger Ackroyd', 'Assassinato no Expresso Oriente' e tantos outros mais. Como em 'Os Misterios ABC', o livro não possui um crime, mas uma sequência.

Dez pessoas, desconhecidas umas das outras, recebem convites, com diferentes pretextos, para irem passar uns dias na famosa Ilha do Soldado, cujo dono não é definitivamente conhecido. A mídia faz diferentes suposições sobre quem é o novo dono da ilha, então todos estão ansiosos pra visitar a ilha e desvendar esse mistério em primeira mão, fazendo com que ninguém recuse o convite. Porém, os anfitriões não aparecem, estão, supostamente, 'atrasados'. Estranhamente, os convidados vão morrendo, e, concidentemente, as mortes seguem a ordem de uma famosa rima infantil que está fixada em todos os quartos:

"Dez soldadinhos saem para jantar, a fome os move;
Um deles se engasgou, então sobram nove.

Nove soldadinhos acordados até tarde, mas nenhum está afoito;
Um deles dormiu demais, então sobram oito.

Oito soldadinhos vão a Devon passear e comprar chiclete;
Um não quis mais voltar, e então sobraram sete.

Sete soldadinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles cortou-se ao meio, e então sobraram seis.

Sei soldadinhos com a colmeia, brincando com afinco;
A abelha pica um, e então sobraram cinco.

Cinco soldadinhos vão ao tribunal, ver julgar o fato;
Um ficou em apuros, e então sobraram quatro.

Quatro soldadinhos vão ao mar; um não teve vez,
Foi engolido pelo arenque defumado, e então sobraram três.

Três soldadinho passeando no zoo, vendo leões e bois;
O urso abraço um, e então sobraram dois.

Dois soldadinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então sobrou só um.

Um soldadinho fica sozinho, só resta um;
Ele se enforcou,

E não sobrou nenhum."

Quem é o anfitrião? E o assassino? Quem será o próximo a ser morto? Mais um mistério que só a Agatha pode ter criado e que apenas ela pode resolver logicamente. Mais um fantástico livro que eu em dúvida indigo. É ótimo!

5 comentários:

Felipe disse...

Aghata é divina! Eu só li "Depois do Funeral"

Gabriela Rohde disse...

Ah garota *-*
eu sou fã de agatha christie, e este foi o primeiro livro dela que eu li. foi o que me fez apaixonar. muito bom mesmo! temos um bocado em comum , sou gremista também HAHA. vou começar a acompanhar seu blog =*

Pensamentos Devaneantes disse...

Amooooooo o Agatha, Ana!
Eu fico doida por não ter lido ainda esse livo. Sou louca pra ler ele.
Já ouvi falar muito nesse livro, dizem que é sensacional, um dos melhores da Agatha!
Ah, eu quero ler! ^^
(Bem que eu poderia ganhar de presente de aniversário, né? =p)

Ótimo post!

- Erica Ferro -

Mr. Blue disse...

Eu sou praticamente um analfabeto funcional, um ignorante literário!

Me sinto um poço de bosta quando não leio coisas consagradas que todo mundo recomenda, mas eu, em toda a minha preguiça e vício pelo maldito computador, não 'tenho tempo' para ler! Vou rever meus conceitos! Ah, e fiquei curioso para ler Aghata Christie!!

kika disse...

Eu adorei o livro, tive que ler para a escola...
Mas o problema e a quantidade de caracteristicas de cada pessoa que vai para a ilha..
E eu ainda por cimatenho a edicao que deve ter sido a 1a traducao (rsrs)
Agora vou ter que fazer uma prova!
Vamos ver como me saio!
Masadorei o post