sexta-feira, 15 de maio de 2009

E o inverno chegou...

Que maravilha! O ruim é só sair da cama de manhã cedo, mas o resto é uma beleza!
Sair na rua sem aquele calor infernal, mas sem aquele frio cortante. Temperatura tranquila... 8°C, que maravilha, ainda mais se tiver um solzinho pra dar uma lagarteada (bah, tri gaudéria, hein?)... Ficar com uma básica e um casaquinho no solzinho tarnquilo de inverno... nada melhor!
Mas, se não tiver sol, o jeito é ficar em casa mesmo, ao redor de uma lareirinha ou de um fogão a lenha, aproveitar pra carpetear e comer bastante pinhão (é ímpossível comer pouco pinhão, convenhamos). Mas o pinhão tem que estar quente, pelo menos no meu caso, que só consigo abrir a casca com os dentes (ainda não peguei o jeito de abrir com a faca... Sério, é tri difícil, tem eu pegar no lugarzinho certo, senão tu morre e não abre o bendito pinhão) e se o pinhão tiver frio, eu quebro os dentes e não abro a tal casca. Pra quem gosta, também tem a paçoca de pinhão... Tanto faz, o que é certo é que gaúcho não passa inverno sem pinhão...
E sem, é claro, o chimarrão. Eu, por exemplo, ainda não peguei o hábito, mas quem toma, passa inverno, outono, primavera e verão tomando o amargo, de temperaturas negativas à temperaturas altíssimas, tem gente que não vive sem uma cuia de chimarrão por perto. O pinhão só não é consumido o ano todo, porque, infelizmente, a época do bendito é só no inverno. Isso quando tem.
Os pinheiros são as àrvores mais cheias de nove horas de que tenho notícia. Tipo, pra dar pinha demora não sei quantos anos depois do plantio, e depois parece que não dá todo ano, e acho que já ouvi comentários de que o pinheiro macho (que é o que produz as pinhas adoradas) tem que ter por perto um pinheiro fêmea, caso contrário, adeus pinhas! Mas daí, viva o mercado!, você compra os pinhões, quantos quiser, a hora que quiser.
Uau, que post mais cheio de pinhão né? Mas, sinceramente, quem vive sem pinhão no inverno? Impossível. Só quem nunca comeu mesmo... Mas o assunto é inverno, certo? Então, sendo esse o caso, qualquer coisa que esquente já é útil: um mate ou um chocolate quente, dez cobertores ou uma boa lareira ou fogão a lenha (ou pros mais básicos, uma boa estufa mesmo), pinhão ou sopa... Não importa, o importante é se esquentar e se divertir (jogando baralho, apostando quantos pinhões a pinha tem, jogando um jogo de tabuleiro, assistindo um filme ou outra coisa qualquer...)
Sei lá, tudo que eu tenho a dizer é que adoro o inverno, adoro carpetear na frente de uma lareira enquanto como pinhão, adoro largatear, adoro ficar embaixo das cobertas enquanto leio um livro... Só não gosto mesmo de sair debaixo das cobertas de manhã cedo pra ir pra aula... Isso é maldade, fala sério...

5 comentários:

Rúbia Ness disse...

"tem que pegar no lugarzinho certo, senão tu morre" muito bom! morri rindo. bejo
ate mais

Pati disse...

Nem me fale em sair de manhã cedo debaixo das cobertas. Hoje tá MUITO frio, nem to mais sentindo meus dedos agora enquanto digito. Luvas, onde vocês estão??? uhauiha Mas inverno é tudo de bom, tirando as partes ruins (haha); e o inverno daqui do sul é de dar inveja...

Mr. Blue disse...

Inveja de vocês. Dois motivos:

1 - tomar chimarrão no frio gaúcho, não deve ter nada melhor!

2 - o frio gaúcho, não deve ter nada melhor (exceto na Europa vai...)

Mas tudo bem, eu fico feliz por aqui com o frio, pq o frio é a época na qual eu posso tirar o edredonzinho aconchegante da geladeira (paradoxal demais isso, quero dizer, armário). Ontem foi o dia, pra mim, o dia mais especial do ano é este, é o dia em que pela sensação térmica de seu corpo você sabe que é o dia certo pra tirar finalmente ele do armário. Adoro edredon. Adoro tanto que eu jogo sujo: no verão mesmo, ou em outras estações, às vezes eu ligo o ventilador no máximo pra deixar meu quarto bem frio e ter que usar edredon! Sou mau.

Erica Ferro disse...

Sinceramente, prefiro o verão. Piscina. Sol. Natação! =P

Temperatura tranquila? 8ºC?! huahuahauha'
Eu morreria, pode ter certeza.
Também eu moro em Maceió, né? Quando Maceió tá em 14ºC, a gente já tá achando de frio.

Mas deve ser gostoso ficar pertinho uma lareira no tempo frio, jogar baralho com os amigos e tomando chimarrão (coisa que eu nunca tomei, mas morro de vontade de tomar).

Depois quero saber o que é lagartear, "tri gaudéria". Tri acho que é muito. Gaudéria não faço ideia. =P

O que seria pinhão? Algo derivado da pinha, né? Queria comer pinhão. Nunca comi pinhão, só pinha. Isso é deprimente. =P

Muito legal o post.
Como você diria: Ficou tri. ;)

Beijo, guria!

Mr.Orange disse...

Bah guria , tu acertou quando disse que chimarrão é bom em qualquer estação. Sou paulista , mas aprendi a degustar essa maravilha , com uma amiga contemporanea de vocês. Aqui na parte de São Paulo que eu moro , de manhã é bem frio e um mate bem quente é a melhor escolha.
AA , to fazendo um blog com umas coisas que eu escrevo e logo logo ele ta no ar , se der , da uma passada lá.Blz??
Falow , abs!!