domingo, 7 de junho de 2009

Os pilares do rock gaúcho

Inspirada pela série de posts do Mr. Blue sobre a banda Joelho de Porco (que aconselham que leiam, pois vale a pena.), e na esperança de não deixar mais ninguém boiando caso eu tenha um surto e comece a não falar coisa com coisa sobre uma banda ou outra, resolvi escrever aqui no blog os meus (humildes) conhecimentos sobre o rock gaúcho, adquiridos em leituras de páginas virtuais, epecialmente a boa e velha Wikipédia. Quem quiser, leia; quem não quiser, não leia. No fundo, no fundo, esses posts vão ser apenas pra ver se eu realmente sei alguma coisa ou se eu acho que sei, e se não souber, de-lhe pesquisa. Ou melhor, na verdade eu só quero escrever sobre algo que eu realmente goste, não que eu não goste do que eu escrevo aqui, mas... sei lá, só diversão... Esquece, já comecei a não falar coisa com coisa, viu só?
Então vamos direto ao assunto: os pilares do rock gaúcho. Há duas bandas oitentistas que foram e são importantíssimas e muito influentes até hoje: TNT e Os Cascavelletes. Infelizmente, acho eu, não tiveram tanto reconhecimento nacional quanto regional, coisa aliás, que acontece com outras bandas muito boas (Graforréia Xilarmônica, por exemplo, da mesma época, mas deixemos eles pra outra hora). TNT e Cascavelletes são bandas que até hoje são tocadas no rádio, provavelmente todo mundo por aqui conhece alguma música deles, mas não sabem que são eles quem tocam.
Pretendo fazer um post para cada banda, contando maiores detalhes e falando mais de cada uma, pois, isso me parece de algum modo estranho já que as duas bandas são postas lado a lado no topo de mais influentes do rock regional, o estilo de cada banda é um pouco diferente um do outro. TNT é uma banda com baladas e um rock não muito pesado, enquanto Os Cascavelletes eram adeptos do 'pornôrock' (é esse mesmo o nome) e tinham um som um pouco mais pesado. A diferença também é notada nos vocais, Charles Master nos vocais do TNT era mais natural e Flávio Basso (agora Júpiter Maçã/Apple), dos Cascavelletes, sempre foi mais agitado e interpretava o papel de acordo com a música, tornando sua voz completamente melodramática se necessário.
Mas uma coisa é importante ressaltar: Os Cascavelletes descendem do TNT. Explico. A primeira formação do TNT contava com Charles Master, Tchê Gomes, Flávio Basso e Nei Van Soria, mas esses dois últimos acabaram saindo por um desentendimento com Charles Master, que não concordava com as letras um tanto sexuais propostas por Basso e Nei. Quando saiu da banda, Nei apresento Marcio Petracco, que acabou entrando para o TNT, e ele e Flávio Basso fundaram Os Cascavelletes, junto com Frank Jorge e Alexandre Barea.
Apesar das diferenças, as bandas sempre foram relacionadas uma à outra, e atualmente, após anos de ambas as bandas terem terminado (o que veremos nos posts respectivos de cada banda), existe uma junção de alguns integrantes de ambas as bandas, chamada TeNenTe Cascavel (é assim mesmo que escreve, deixando maíuscula as letras T,N,T no 'tenente') e é composta por Tchê Gomes, Luciano Albo e Marcio Petracco, do TNT, e Frank Jorge e Alexandre Barea, dos Cascavelletes. Eles cantam sucessos de ambas as bandas e os vocais são divididos por todos. Pra encerrar o post de hoje, vídeos do TeNenTe Cascavel, amanhã o post terá um pouco mais de sentido, espero, e falará do TNT ou dos Cascavelletes, ainda irei decidir... Ficamos por aqui mesmo hoje...
*Lobo da Estepe (dos Cascavelletes):
*Nunca Mais Voltar (do TNT), A Moto (dos Cascavelletes) e Ana Banana (do TNT):
*Entrevista no Patrola de 31/05/08 (a partir dos 10min):
Links:

5 comentários:

Mr.Orange disse...

Put , sou até meio suspeito de falar do rock gaúcho. Acho muito foda , tanto as bandas novas , quanto as velhas. Júpiter Maçã, Graforréia , Engenheiros , Wander Wildner , Cachorro Grande , só tem banda boa nesse lugar!!!heheheh!!!

Pensamentos Devaneantes disse...

Gostei muito desse TeNenTe Cascavel, Ana.

:D

Muito bom ler teus posts. ^^

Pensamentos Devaneantes disse...

(Erica Ferro)

Mr. Blue disse...

Muito bom!! E irei acompanhar cada post, pode ter certeza!

Te cobro um sobre o Wander Wildner hein!?! Ah e um sobre o Bidê!!

Reitero o que Mr. Orange falou aí em cima!

Maurício disse...

Sou muito suspeito pra falar do rock gaúcho também. Pra mim é o melhor rock do brasil. Tem uma lista vasta de bandas como jupiter maça, tequila, cascavelletes, tnt, engenheiros, pata de elefante e vou parar por aqui, mas a lista é grande.

Cresci ouvindo tnt e cascavelletes. As bandas mais influentes aqui do RS.

Sou super fã do Jupiter maça e pra mim, é o cara mais foda do rock gaúcho.