quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Livros, livros e... cálculos!

Certo, que eu adoro ler e que sou uma completa devoradora de livros, todos vocês já sabem, mas devo admitir que sou mais maluca do que pareço quando o assunto são livros. A menos que o livro seja bem curtinho, mas beeem curtinho, eu faço mil e um cálculos quando começo a ler um livro para conseguir uma 'estimativa' de quantos dias vou terminar de ler o livro.
O mais simples de tudo é descobrir a página que marca a metade do livro. Depois disso, vejo quantos capítulos tem pra fazer uma média de quantas páginas tem cada capítulo. E então eu começo a ler o livro e calculo quantos dias eu vou demorar pra ler o livro se eu ler o mesmo número de páginas que li no 1° dia. Certo, certo, acho que falar, ou melhor, escrever sobre tais cálculos me faz achar que sou uma louca completa (coisa que talvez eu seja, na verdade), mas na verdade eu nem faço isso por obrigação, como se fosse pra me autopressionar a ler logo o livro, não, na verdade nem sei ao certo porque faço isso, quando vejo lá estou eu fazendo cálculos mentais enquanto olho o número de páginas e de capítulos. Possivelmente é só por gostar de matemática (tirando os cálculos que não tem alguma utilidade real, pelo menos pra mim). Pensando bem, acho que eu sempre acho um jeito de fazer cálculos, não importa o quão irrelevantes eles sejam...
De qualquer modo, a questão é que talvez eu tenha feito cálculos demais enquanto lia o último livro que li. Finalmente criei coragem e li o volume único de 'O senhor dos Anéis'. No primeiro dia li só o prefácio e o prólogo, que totalizaram cerca de 20 páginas lidas em cerca de 1 hora, sem contar intervalos, já que eu comecei a ler no último dia de aula (sim, levei aquele trambolho pra aula, sério, aquele livro pesa!). Devo dizer que me desanimei um pouco, parecia um tanto enrolado aquele prólogo.
Mas como eu me obriguei a não desistir de ler o livro, já que por diversos motivos eu queria ler o livro (sendo um dos principais o fato de eu ser uma das pouca pessoas que ainda não viu nenhum dos filmes, já que eu me prometi que lia os livros antes), no dia seguinte, como era o primeiro dia de férias, peguei o livro logo de manhã pra ler o primeiro capítulo de 'A sociedade do Anel': 20 páginas. Li em 1 hora. Com o dia inteiro sem ter mais o que fazer, 1 hora de leitura seria muito pouco, então, antes do almoço, li mais um capítulo. Como não tive mais o que fazer de tarde, li o terceiro capítulo. Resultado: 80 páginas em 1 dia.
Se no começo tinha feito um cálculo com base numa leitura de 20 páginas por dia, o que resultou em 60 dias, já que o livro tem 1.200 páginas (sendo que as 100 últimas são apêndices), fiquei bem feliz em ver que, se eu eu mantivesse a média de 80 páginas por dia, leria toda a trilogia em 15 dias. Mas claro que não mantive essa média. Na verdade, minha média acabou sendo 50 páginas por dia e só a muito custo chagava às 60 páginas.
Li o 1º e 3° livro ('A sociedade do Anel' e 'O Retorno do Rei', respectivamente) em 6 dias cada um e o 2° ('As Duas Torres') em 7. Tudo isso, somado, totaliza 19 dias, mas somando mais um dia do prefácio e do prólogo, chegamos a 20 dias, o tempo que demorei pra ler 1.200 páginas. Tá certo, 1.100, porque li só uma história dos apêndices. Li tanto nesses dias que acho que vou dar uma folga em livros extensos por uns tempos...
Certo, certo, mas falando desse jeito parece que li todas aquelas páginas com a maior pressa possível só pra dizer que li, o que não é verdade. Tá certo que fazer um monte de cálculos pra ler um livro parece uma atitude um tanto quanto desesperada, mas é só loucura mesmo. Bom, talvez tenha um pouco de desespero, mas para chegar ao grande final e não pra terminar de uma vez o livro.
Mas pra descomplicar todas as minhas explicações ilógicas, tudo que tenho a dizer é que, apesar de tantos cálculos, se o livro (ou os livros) não fosse bom eu com certeza não teria lido tão rápido. Às vezes, por mais cansada que eu estivesse de ficar sentada, eu relamente achava difícil parar de ler e, quando parava, às vezes dava uma simples volta e já estava lá com o livro em mãos de novo! A única coisa da qual me arrependo é não ter lido 'O Hobbit' antes, talvez tivesse entendido melhor a história, mas mesmo assim, é uma boa história.
Uau, acho que esse post ficou um pouco longo, talvez seja melhor parar por aqui, até porquê a única coisa lógica que eu disse e repito é: 'O Senhor dos Anéis' é uma ótima trilogia e vale muito a pena ler, especialmente se tu gosta de livros de aventura e que tem mitologia. Como está escrito na contracapa do volume único: "O mundo está dividido entre aqueles que já leram 'O Hobbit' e 'O Senhor dos Anéis' e os que não leram". Agora, pra mim, só falta 'O Hobbit' pra ir totalmente pro primeiro grupo.

2 comentários:

rubia disse...

Ana
Eufaço os mesmo calculos sóque menos complicados! Só Nós mesmos!

Erica Ferro disse...

Anaaa, eu também calculo em quanto tempo vou acabar um livro.
E, como você, não é por desespero SÓ PRA ACABAR de ler o livro. Mas, sim, pra chegar ao fim. ^^

Ah, eu tenho um livro beeem 'paginudo' pra ler.
As crônicas de Nárnia. Mas, primeiro, eu tenho que ler uns doze que eu tenho ainda =P.
Tenho fé que eu termino de ler tudo isso até o fim do ano (ou menos, é o que eu espero).

Beijo.