domingo, 20 de dezembro de 2009

Cidadão Quem

Lendo um post do Blue sobre a dupla 'Pouca Vogal', formada por Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii) e Duca Leindecker (Cidadão Quem), percebi que, infelizmente, Duca e sua banda não tem o grande reconhecimento que tem o Humberto, pelo menos não nacionalmente. Então cá estou eu para trazer algo de útil para o blog e falar dessa baita banda gaúcha. (Sobre a dupla, 'Pouca Vogal', leiam o post do Blue, hoje só vou falar do 'Cidadão Quem' aqui.)
Acho que o 'Cidadão Quem' é uma das poucas bandas do rock gaúcho que vingou nos anos 90, ao contrário da década anterior, na qual, pode-se dizer, realmente surgiu o que é chamado de rock gaúcho, por ser diferente do resto do país, sem muito mistério, é apenas fidelidade ao velho rock, o que faz uma banda gaúcha ser facilmente identificada como tal. (Ignorem os frutos podres que surgiram aqui, ok? Nem tudo é perfeito...)
Mas voltemos à banda dos Leindecker, formada pelos irmãos Duca e Luciano. O nome da banda é uma clara referência ao filme 'Cidadão Kane' e surgiu no início de 1990, em Porto Alegre, tendo Cau Hafner na formação original, como baterista, ao lado dos irmãos Leindecker. Em 1991, a banda ficou entre as finalistas do Rock in Rio 2, ultrapassando mais de 300 bandas de todo o Brasil. Nos anos de 1993, 1998 e 1999, a banda foi escolhida a melhor banda gaúcha, recebendo o troféu Açorianos.
O primeiro CD, 'Outras Caras', lançado em 1993, vendeu mais de vinte mil cópias. O segundo CD, 'A lente azul', teve suas gravações iniciadas em São Paulo e finalizadas em Los Angeles, sendo lançado em 1996. Desse CD, a música 'Os segundos' entrou na trilha sonora de 'Malhação', da Rede Globo, e o clipe da música 'Balanço' foi lançado no MTV em 1997. Em novembro de 1998 foi lançado o CD 'Spermatozoon', que teve o clipe da música 'Um dia' lançado na MTV. O CD foi todo gravado em Porto Alegre e mixado e masterizado em Nova Iorque.
O ano de 1999 foi marcado por uma tragédia: o baterista Cau Hafner, um dia antes de completar 40 anos, morre em um acidente de paraquedas. A partir de então, Paula Nozzari assume as baquetas e, em 2000, a banda lança o CD 'Soma'. Dois anos depois, lançam o CD 'Girassóis da Rússia' e, em 7/07/2004, gravam o CD e DVD acústico da banda no Theatro São Pedro, com duas sessões que tiveram os ingressos esgotados 48 horas antes dos shows. Em 2007 a banda lançou o CD 'Sete' e atualmente está parada em função dos projetos individuais (tais como o 'Pouca Vogal' do Duca) e do tratamento de câncer de Luciano Leindecker. A mais recente formação da banda conta com os irmãos Leindecker, com Eduardo Bisogno, Fernando Peters e Claudio Mattos.
Se tu procurar, vai encontrar dois ou três vídeos da banda aqui no blog, mas vou postar mais 5, espero que nenhum repetido...

(Esse clip eu nunca tinha visto... Que engraçado o Duca de cabelo comprido...)

(O refrão dessa música é quase que um hino pros fãs da banda, e eu me incluo nesse grupo)
(Queri muito colocar essa música aqui, como não tinha clip, escolhi um do show que teve aqui em Caxias e eu fui, bom, na verdade eu fui na sesssão da 21h 30min, esse vídeo é da sessão aberta depois, para às 19h 30min, só por isso que vocês não veem meu cabeção ai na frente [sentei na 2ª fila])

Bah, foi dificl escolher quais música postar aqui, mas dei prioridade para as que estavam no texto. Ficou muita música boa de fora, deem uma procurada lá no YouTube que vocês encontram mais...

Links:

3 comentários:

Erica Ferro disse...

Gosto de Cidadão Quem, foi bom ler mais sobre os caras.

Me dá um CD deles de presente? HASUHASUAS

Beijo.

Mr. Blue disse...

tá aí! como sempre, ana defensora assídua do rock gaúcho, me viciando e me introduzindo neste mundo, td bm, pelo menos é um bom caminho pelo qual tu me leva!!

bacana, realmente nao conhecia essa banda, só por nome, agora pode ter certeza que meu mp3 estará carregado com mais esta...

stefani disse...

Muito bom eu particularmente amo a banda e penso que a mistura entre o DUCA e o Humberto ficou otima, pois são dois cantores de primeira qualidade e o blog ficou maravilhoso,Ana parabens adorei