sábado, 6 de fevereiro de 2010

O dono da verdade

Existem tipos e tipos de pessoas. Cada uma tem uma aparência, uma opinião e um modo de ver as coisas. Cada uma é uma. Mas existe um tipo de pessoa extremamente irritante: aquela que tem a mente privilegiada, que está sempre certa, ou assim o pensa. Ou, em outras palavras, as pessoas egocêntricas.
O egocêntrico acha que é o dono do mundo, a pessoa principal em todos os lugares. Justamente por se achar o centro do universo, só quem tem as respostas certas pra tudo é ele. Gosta de tal banda? Não é confiável. Usa tal roupa? É um idiota. Age de tal forma? Na certa está apaixonada por mim. Faz tal coisa? Fez por mim. Me criticou? É inveja. Mesmo para as perguntas sem resposta, ele tem uma que, em seu ver, é impossível ser contrariada, porque está certa.
Mas e ai, só por que alguém gosta de algo do qual tu não gosta é um idiota? Só por que não concorda contigo sempre é um burro? Ninguém é obrigado a gostar de tudo que o outro gosta, cada um é um. As diferenças são provas de personalidade. Por mais que tu discorde de alguém, não há razão para estupidez, para respostas curtas e grossas, como se resposdesse por obrigação. Nada justifica má educação.
É claro que um egocêntrico não diria que é mal educado, ele provavelmente diria: 'Eu só tô querendo ensinar porque eu sei o que tá certo'. Eis mais uma das caracteristicas dos egocêntricos: adoram dar conselhos, e acham que é impossível que alguém os recusse, afinal ele dá os melhores conselhos do mundo. Ele sempre diz: 'Não goste disso, goste daquilo', 'Faça isso e desista daquilo'.
Claro que pessoas desse gênero adoram dizer o contrário do que pensam, provavelmente por achar que as pessoas se sentirão diminuidas diante de tamanha genialidade e preferirem pessoas mais humildes. Não que ele duvide da ua popularidade e importância, não, ele só quer que não pensem que ele só quer receber elogios e agradecimentos, pois quer parecer alguém que faz e diz coisas por pura bonomia.
Imagino que esse tipo de pessoa age de tais formas apenas para convencer a si mesmo que é admirado pelos outros, já que ele não admira sua própria personalidade, não quer mostrá-la por medo de ser oprimido, não tem coragem de ser o que é, então fingi ser o que acredita que seja o tipo de pessoa que os outros admirem: um profissional de sucesso, um boêmio esperto, um revoltado do sistema que conhece todos os mistérios da natureza humana ou mesmo um poeta revolucionário.
Não importa o que os outros digam ou pensem, tenha personalidade. Não é porque os outros acham bonito ser um revoltado que raclama de tudo e todos e nada faz, que tu tens que ser assim. Respostas curtas e grossas não provarão a tua superioridade intelectual, do mesmo modo que um pouco de atenção para com alguém te tornará um mauricinho. Personalidade, é isso que falta em todo mundo. Pense por si mesmo, mas não se ache o dono da verdade.

7 comentários:

Erica Ferro disse...

Ai, que tapa gosssssssstoso!
Muito bom, Ana.

Sabe a relatividade? Pronto, faz todo sentido pra mim.
Cada um tem sua "verdade" e suas "crenças", por mais que uns ditem regras.
Cada um vai querer defender o que acha certo. Defender é diferente de impor.
E aí que tá: algumas pessoas impõem, não expõem, o que pensam, oprimem as outras, as trata como umas idiotas.
E se tratando de opiniões e gostos, há idiotice? Bom, sempre há, sempre há exceções. Existe sempre alguma coisa que seja realmente ridícula, sem sentido e dispensável ao meu ver, mas não é porque eu acho isso que eu devo esfregar na cara dos outros e dizer: "Você é um idiota por gostar disso ou fazer isso!". Não, eu posso defender minha ideia, expor o que eu penso, "vender meu peixe".

O fato é que algumas pessoas, por pensarem em determinados assuntos, estudarem outros tantos, se acham superiores e inatingíveis.
Oprimem, repelem quem quer se aproximar, filtrar o que de melhor pode existir nela.

Enfim...
Dono da verdade? Só se for da própria verdade, da verdade que cada um tem, não em geral.

Ah, Ana, essa ardeu, viu?
Esse texto foi um belo tapa, daqueles pra arrancar a metade da cara dos que se acham os "tais", o último biscoito do pacote.

Adorei!
E me empolguei no comentário, haha.

Beijo.

Taw disse...

Hum... por isso [por causa da idéia, e não do tipo de pessoa] eu digo que toda verdade é escolhida para ser verdade.

Natália disse...

Pessoas egocêntricas são uó! É um dom que tu tem de escrever tão bem *-*, só pode. Beijo

Michel Adriano Medeiros disse...

Conheço bastante gente assim. Apesar que creio que as vezes somos egocêntrico sem perceber. Mais tem gente que está no nível profissional.

Hosana Lemos disse...

Não só pessoas egocêntricas agem dessa forma, muita gente comum que você acha que não interfere em nada pratica atos ridículos.
Muito bom o texto.

=*

Anônimo disse...

Parabéns a autora desse texto.Simplesmente maravilhosos,tem pessoas que precisam e merecem ler e ouvir tudo isso.
Só posso dizer parabéns,parabéns,parabéns pelo belíssimos textos.

Anônimo disse...

parabensssssss,,, texto que todo ser humano devia ler e considerar.....