segunda-feira, 8 de março de 2010

Graforréia Xilarmônica

Aviso: Este post é uma resposta a todos que dizem, ou dirão, que não conhecem Graforréia Xilarmônica ou que conhecem apenas 'Amigo punk'.

_________________
Graforréia Xilarmônica é uma banda gaúcha surgida em meados dos anos 80, pouco depois de TNT e Cascavalletes, e que terminou suas atividades em 2000, apesar de, às vezes, se reunir pra fazer alguns shows. O que se passa é que vai ter um show aqui em Caxias do Sul e todos a quem falei do show (até mesmo quem vai me acompanhar) me disseram: 'Eu só conheço Amigo punk'. Indignada com isso, resolvi apresentar aqui Graforréia Xilarmônica para os que conhecem e não conhecem 'Amigo punk'.
Sim, o nome da banda é estranho, mas os integrantes da banda deviam saber o que faziam quando optaram por criar um nome usando o dicionário, como fiquei sabendo recentemente através de um documentário. Os irmãos Birck resolveram fundar uma banda, pegaram um dicionário qualquer e decidiram que cada um deles escolheria uma palavra na página em que abrissem o dicionário. Apesar do meu dicionário não conter a palavra 'graforréia', um dos tantos existentes na internet contem:

Graforréia: s.f. Medicina. Perturbação mental que consiste em escrever muito e sem nexo.

Xilarmônica: s.f. Música. Espécie de xilofone.

A união de medicina e música no nome de uma banda. Acreditem, depois de um tempo o nome da banda já não parece mais tão estranho. Um nome estranho para uma banda estranha. Misturando ritmos, Jovem Guarda e humor, o grande clássico da banda foi sim 'Amigo punk', tido como um dos hinos não-oficiais do Rio Grande do Sul, mas tem muitas outras músicas boas. Não vou me prender a história da banda pois, como já disse, a minha intenção é mostrar que o Graforréia tem muitas outras músicas boas, mas, a quem tiver interesse, ver o documentário (parte 1, parte 2, parte 3, parte 4, parte 5, parte 6 e parte 7) que é bem interessante. Agora vamos às músicas, já aviso que um acorde desafinado pode não ser mero acidente:

Você foi embora (clipe que chegou a passar na MTV na época)


A técnica do baixo elétrico


Colégio interno (podem ignorar o primeiro minuto do vídeo)


Bagaceiro chinelão



Nunca diga (uma das minhas favoritas)


Outras músicas boas que não se encontram no YouTube ou que, se são encontradas, não possuem um bom áudio:

Eu (depois gravada pelo Pato Fu)

Deixei de citar várias músicas então, se tu gostou, dá mais uma catada por aí que tu encontra mais músicas. Só não me digam de novo que só conhecem 'Amigo punk'.

7 comentários:

Anderson Kravczyk disse...

É, só não pode esquecer quem foi a primeira pessoa a te falar que iria ter show deles, ok gatEnha!? oiasjaiosjas

Milene disse...

http://equaalize.blogspot.com/ meu blog aninha :}

Lucas Eduardo disse...

Que vai ter show, belezaa mas diz ae, quando vão liberar os ingressos, onde posso comprar, consegue essas info ae???

Belo texto guria !

Ana Seerig disse...

Tá certo, Anderson, foi tu que falou primeiro que ia no show, e foi o único que não me disse que conhecia só 'Amigo punk'... ashaushaus

Loira, quando der passo no teu blog!

Lucas, o show vai ser no Vagão, dia 12, sexta. Não vai ter venda de ingresso, vai ser o valor normal de entrada R$20, mas com o nome na lista do orkut fica R$15.

Lucas Eduardo disse...

Ok, muito obrigado, já estava ficando louco p/ assistir a um show deles novamente...
Pago R$20,00, e pagaria mais se necessário !!! hehehehehe

Valeu mesmo...

Um abraço.

Geraldo Pinho disse...

Curtes rock? Grande! Conheces uma banda gaúcha (das antigas) chamada "off the wall"? Vocês tem sorte por aí, receberam o Metallica. Demais! Legal!

Mr. Blue disse...

acordes desafinados que não são mero acidente é a técnica rock'n'roll mais verdadeira, Chuck Berry fazia isso...

ótima banda hein, eu realmente, era um dos que conhecia só amigo punk. Em 2007 teve um show deles aki no teatro municipal de são paulo, mas eu num axei ngm pra i e num queria i sozinho, na epoca eu ainda nao era acostumado a ir em shows sozinhos... ¬¬
espero q eles voltem...

vou assistir o documentario hein!

e quanto ao q vc flw do A-Ha no meu post, naaao sinta inveja, pense pelo lado bom, Scorpions vai vir esse ano, encerrar a carreira por aqui tbm, e tenho quase certeza q eles vao passar por porto alegre, é perto d vc neh?!! pois então, ja va juntando o dinhero no porquinho...

BjaOo!