quarta-feira, 5 de maio de 2010

É a Copa, amigo!

Ano de Copa. Troca-troca de figurinhas, apostas de quem será convocado, desculpas esfarrapadas para não sair da frente da TV e ver os jogos. Futebol, futebol e futebol. Há os que só ligam pra futebol quando o assunto é Seleção Brasileira, há os que lembram com energia da rivalidade com a Argentina, há os que ficam indignados com o fato de que o mundo não irá parar completamente na época da Copa. É Copa, amigo! O que mais importa?
Ah, e a próxima Copa é no Brasil! Daqui três anos os brasileiros receberão seleções de todos os cantos do mundo pra Copa das Confederações. Ora, viva! Uma Copa do Mundo de Futebol no Brasil depois de anos! A parte estrutural? Obras pra Copa? Obras? Obras, pra quê? A Copa vai ser no Brasil, a gente dá um jeito no resto! Pra que se preocupar? Metrô, estádios e coisa e tal? A gente dá um jeito.
Se o brasileiro já não é um exemplo de preocupação e responsabilidade, em época de Copa do Mundo então, nem se fala. Política, violência e tudo mais negativo que houver, tudo é ignorado em época de Copa. A bem da verdade, nem fora dela é feito algo, mas a Copa é uma 'desculpa' para continuar a fazer nada. Nós, brasileiros, somos um povinho mixuruca mesmo. Pra que se preocupar com o 'preocupável' se há o futebol? É tão mais fácil ignorar o que acontece nas ruas quando se está diante da televisão. É tão fácil fingir que nada acontece.
Estamos tão distraídos contando ao mundo que sediaremos a Copa de 2014 que não nos ocupamos em nos preparar pra receber as milhares e milhares de pessoas que virão pra cá em busca dos jogos. Não nos preocupamos com as obras de estádios, metrôs e tudo mais. Fingimos acreditar que a violência dentro e fora das favelas irá parar de bom grado para receber turistas ricos. Esperamos e esperamos que alguém faça algo, ficamos quietos, de um jeito e de outro dará certo. Tirarem a Copa do Brasil? Jamais fariam isso, é o país do futebol. A Copa é no Brasil, só isso importa, o resto se ajeita.
A Copa ser utilizada para esquecer o que acontece no país, além do futebol, não é novidade. A tão falada Copa de 1970, o tricampeonato mundial, nada mais foi do que uma tática do governo para 'distrair' o povo, fazê-lo esquecer, por um mês ao menos, a violência incontrolável da Ditadura Militar, cantando músicas que se tornaram 'clássicas' como 'Pra frente Brasil'. Muitos já utilizaram da ironia da alegria da Copa na terrível época da ditadura, dentre tantos destaco Alcy Cheuiche, escritor gaúcho, que no livro "Ana Sem Terra" (alusão à personagem Ana Terra da trilogia 'O tempo e o vento' de Erico Veríssimo), um dos melhores livros que já li, faz uma brilhante descrição de tortura feita durante a final da Copa de 70. Outro exemplo é o filme "O ano em que meus pais saíram de férias".
Exemplos de que a Copa é, muitas vezes, no Brasil, uma máscara para o governo não faltam. Todos nós sabemos de tudo isso. Admitir que somos tolos ao deixar a Copa nos distrair de todo o resto é fácil. O problema está em mudar. Essa Copa vai ser diferente? Não, não vai. E a próxima? Também não será, muito pelo contrário. A Copa de 2014 nos distrairá muito mais pelo fato de ser aqui. Ah, mas não vou pensar em quão ridículo acho o Brasil querer sediar uma Copa, olhando pelo lado político-econômico, é claro, pois como torcedora nada poderia me deixar mais contente. E é justamente o lado torcedor que nos faz esquecer todo o resto... Ah, mas é tão fácil deixar-se levar pela Copa, melhor nos preocuparmos depois, afinal é sempre isso que fazemos, não é? Então nos preparemos para mais uma Copa do Mundo de Futebol e esqueçamos o resto. No momento a rivalidade futebolística é mais importante que qualquer briguinha entre favelas... Certo?

9 comentários:

Mariana Klafke disse...

Olá, Ana, tudo bem?
Legal o blog!
Esse post ficou muito interessante! Não concordo contigo em tudo que disseste, mas é bom, porque caso contrário não haveria motivo pra te ler, não é?! As ligações históricas e artísticas que fizeste no texto ficaram muito interessantes e servem a uma boa crítica política e social.
Obrigada pelo link para o meu post; "Ana Sem Terra" também é um dos melhores livros que já li!
Você escreve muito bem, parabéns!
Beijo

Yasmim Lopes disse...

Concordo na parte em que diz que todos esquecemos da violência e afins em época de Copa. Cai entre nós, somos brasileiros loucos for futebol e sempre seremos, mas acho um absurdo as pessoas acharem que o Brasil vai melhorar por causa da Copa, porque não vai. Vai continuar havendo violência, roubos e corrupção e não vai ser nosso amado futebol que vai impedir. PessimistA? Eu sei, mas é a pura verdade.
Mas deixa pra lá, afinal, é COPA!

Erica Ferro disse...

Texto irônico e inteligente. Muito bom, Seerig!
Engraçado era um comercial da globo, que falava que 'esse ano tem eleição', aí logo após... 'e tem copa do mundo'. Ou seja, hahaha... um bela cortada no que interessa.

O que eu esperava, porque é ilusão esperar isso ainda, é que as pessoas não se esquecem do que não se pode esquecer quando a copa do mundo chegar... e nem só nesse período, mas em outros, sempre.

Matou a pau!
E ainda me diz que o post não ficou legal, tsc tsc.

Luna Sanchez disse...

Eu não sou a favor de receber a Copa aqui, não temos estrutura nem verba para investir em uma, sendo que, por exemplo, a Educação está falida e a Saúde, sucateada.

O país tem prioridades, que não a Copa, mas, por um motivo simples, é conveniente ao governo trazer a Copa pra cá : a velha "Política de Pão e Circo".

Lastimável.

Beijo, Ana.

ℓυηα

Mariana Amorim disse...

Ano de copa tudo dá certo. A gente passa no vestibular,emagrece, arruma namorado, lê os livros e acumulados, xinga com sorriso a cara porque é a Copaaaa Benheeee e tá todo mundo feliz.
Acho que é o único ano que o btasileiro já acorda feliz, mesmo o mundo se explodindo ao redor.

E.Suruba disse...

tô ansiosa pra copa aqui no brasil, mas tbm receosa...a gente sempre deixa pra td pra depois, dá um jeito! mas vamo torcer! seguindo aqui

Gabriele Rohde disse...

Como eu gostaria de gostar de futebol D:
Estou vendo que será um ano tedioso em que não se encontra nada pra ver na TV.

Juliana Mendes disse...

a unica coisa que gosto mais do que todos os motivos que vc flw ai da copa...
é que nos domingos n rola aqueles jogos que eu acho o O ...
putx...
amém!
(:

bjs

Bruna disse...

até eu que nem gosto tanto assim de futebol tive que me segurar pra não comprar um album da copa!

é muito legal mesmo esse espirito todo, essa empolgação pré copa do mundo...
e é inevitável isso se tornar uma máscara para outras coisas, pior mesmo é que todo mundo já sabe :P

ótimo texto!
beijão!