segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TOP 5: Cinebiografias

Sou uma adoradora de biografias, sejam elas em forma de livro ou filme. Pois hoje trago cinco belos filmes de diferentes gêneros, todos baseados em fatos reais. Separei por cinco categorias diferentes pra facilitar a escolha entre tantos filmes biográficos que vi, vamos a elas:

Criminosos encantadores:

Inimigos públicos (Public enemies - 2009)

Sinopse:
John Dillinger (Johnny Depp) era um criminoso audacioso e violento, mas que atraía a opinião pública ao seu favor, principalmente, porque dizia retirar das instituições financeiras o dinheiro que elas roubavam do cidadão. Seus assaltos a bancos e fugas rápidas enlouqueciam a polícia que não tinha condições de enfrentá-lo. Assim, prender o assaltante tornou-se uma obsessão do então burocrata J. Edgar Hoover (Billy Crudup), que disposto a tudo para fortalecer o famoso F.B.I., coloca Dillinger como o inimigo público número um. Para ajudar em sua missão, Hoover contrata o policial Melvin Purvis (Christian Bale) e o deixa igualmente obcecado pela captura do bandido, que se apaixona por Billie Frechetti (Marion Cotillard) e acaba complicando a sua vida.

Comentário:
Um filme extremamente charmoso (hey, não tô falando SÓ do Johnny Depp, ok?) e muito interessante. Definitivamente, não tem como não se encantar com esse "Robin Hood dos anos 30".

Trailer:





História de escritores:

Em busca da Terra do Nunca (Finding Neverland - 2004)

Sinopse:
J.M. Barrie (Johnny Depp) é um bem-sucedido autor de peças teatrais, que apesar da fama que possui está enfrentando problemas com seu trabalho mais recente, que não foi bem recebido pelo público. Em busca de inspiração para uma nova peça, Barrie a encontra ao fazer sua caminhada diária pelos jardins Kensington, em Londres. É lá que ele conhece a família Davies, formada por Sylvia (Kate Winslet), que enviuvou recentemente, e seus quatro filhos. Barrie logo se torna amigo da família, ensinando às crianças alguns truques e criando histórias fantásticas para eles, envolvendo castelos, reis, piratas, vaqueiros e naufrágios. Inspirado por esta convivência, Barrie cria seu trabalho de maior sucesso: Peter Pan.

Comentário:
Meu interesse por Peter Pan aumentou depois de ver o filme (apesar de, confesso, ainda assim não ser a minha história favorita, mas eu tentei), achei a história interessantíssima. Claro, é um baita drama, pra pegar um lençol na hora de assistir, mas ainda vale a pena. 

Trailer:




Professores admiráveis:

Coach Carter: Treino pra vida (Coach Carter - 2005)

Sinopse:
Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

Comentário:
Eu, como admiradora do método Felipão de treino, obviamente virei fã desse cara. É um cara que vale a pena ser admirado, como técnico, como professor e como pessoa.

Trailer:





Pessoas que fizeram a diferença:

Um sonho possível (The blind side - 2009)

Sinopse:
Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

Comentário:
Sou fã da Sandra Bullock, mas ela realmente me impressionou nesse filme, mais do que mereceu todos os elogios que recebeu. Uma história emocionante que nos faz parar e pensar no que podemos melhorar em nós mesmos e no que podemos melhorar em relação as outras pessoas. Baita filme!

Trailer:





Tragédias chocantes:

Hotel Ruanda (Hotel Rwanda - 2004)

Sinopse:
Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

Comentário:
Assisti esse filme logo que saiu e nunca esqueci dele. Um passado tão recente, uma guerra tão terrível e nós nem sequer ouvimos falar dela. Esse filme deveria ser obrigatório para todos, vejam.

Trailer:





Extra (não pude resistir) com pessoas que não aceitaram o "não é possível" que lhes foi dito:

Homens de honra (Men of honor - 2000)

Sinopse:
Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em Sonora, Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 40, já adorava mergulhar, sendo que quando jovem se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador. Inicialmente Carl trabalha como cozinheiro que era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Quando resolve mergulhar no mar em uma sexta-feira acaba sendo preso, pois os negros só podiam nadar na terça-feira, mas sua rapidez ao nadar é vista por todos e assim se torna um "nadador de resgate", por iniciativa do capitão Pullman (Powers Boothe). Quando Brashear solicita a escola de mergulhadores encontra o comandante Billy Sunday (Robert De Niro), um instrutor de mergulho áspero e tirânico que tem absoluto poder sobre suas decisões. No princípio Sunday faz muito pouco para encorajar as ambições de Brashear e o aspirante a mergulhador descobre que o racismo no exército é um fato quando os outros aspirantes brancos - exceto Snowhill (Michael Rapaport), que por isto foi perseguido por Sunday - se negam a compartilhar um alojamento com um negro. Mas a coragem e determinação de Brashear impressionam Sunday e os dois se tornam amigos quando Brashear tem de lutar contra o preconceito e a burocracia militar, que quer acabar com seus sonhos de se tornar comandante e reformá-lo.

Comentário:
Vi esse filme anos atrás e há pouco o revi. Belíssimo filme, é tudo que tenho a dizer.

Trailer:



______________________________________

Fonte das sinopses: AdoroCinema.com

Ah, as categorias não estão no plural à toa. Lá no GA tem uma lista no mesmo modelo, com filmes diferentes. Clique aqui e vá lá olhar!

8 comentários:

Jeniffer Yara disse...

Desses só vi Inimigos Públicos e Em busca da Terra do Nunca, que são dois filmes extremamente encantadores, eu gosto da história do Peter Pan até, mas também não é uma das minhas favoritas. E Johnny Depp encanta sempre nos filmes dele, não sei, mas de todos que vi em que ele atuava, não vi ainda um ruim! rs'
Sobre os outros fiquei interessada em ver,já tinha ouvido falar do Hotel Ruanda, meu professor de História recomendou dele, vou procurar ver sim *-* Não só ele, todos da lista! rs

Beijos

Dama de Cinzas disse...

Adoro biografias! Grande parte dos livros que li eram biografias. E quando vejo anunciar um filme dizendo que é baseado em fatos reais, imediatamente me interesso. Gosto de pensar que aquilo que to lendo ou vendo de alguma forma aconteceu, me faz pensar tanto e analisar outro tanto. Gosto desse exercício.

E suas dicas foram ótimas, os que não conheço vou procurar, porque alguns eu já vi.

Beijocas

Rebeca Postigo disse...

Mais dicas, Chefinha...
Já vi alguns desses aqui...
Outros não, mas vou procurar assistir...

Bjs

Jade Amorim disse...

O único que conheço é o do Hotel Ruanda, e sim, fiquei absolutamente chocada.

Dos outros quero assistir o da professora. Talvez eu veja outros também.

Beijos.

Nina disse...

Eu tbm adoro biografias, conhecer melhor alguem e entender uma epoca, adoro isso tbm.

de volta a terra do nunca me emocionou mt.

Bjs e obrigada pela visitinha ta?
junte uma graninha e venha realizar seu sonho, a Alemanha é um país mt bacana pra se conhecer :-)

Dayane Pereira disse...

Mandou muito bem!
Adorei demais inimigos públicos, e em busca da terra do nunca. Sou louca para assistir um sonho possível.

Pandora disse...

Eu ameiiii Coach Carte, filme impressionante, ele deu-me uma aula de confiança, um professor tem que acreditar em seu trabalho, nos alunos, o melhor da vida dele está por vim, nós temos que ensinar isso a eles!!!

Um sonho possível é de fazer chorar, assim como Em busca da terra do nunca, amoooo Johnny Depp!!!

Hotel Ruanda e Inimigos públicos estão na lista, e vc me deu uma ideia para o próximo especial do Em Quantos!!! Huhu!!!

Miguel Pestana disse...

Eu gosto muito da Sandra Bullock, mas o filme «The blind side» não é o que mais gosto dela.

Mas foi por esse filme que ela ganhou o Oscar.

Gosto do filme «Premonição», conheces?